De acordo com o professor de Letras da Universidade de São Paulo Hudinilson Urbano, assim como ninguém sabe onde Judas perdeu as botas, ninguém sabe também a origem dessa expressão. Em sua pesquisa sobre o assunto, ele constatou que todas as expressões que citam o apóstolo Judas, traidor de Jesus Cristo, emitem idéias negativas.
"Especificamente, não conheço nenhum registro fidedigno sobre a origem dessa. Dificilmente, salvo exceções, é conhecida a origem das expressões ou frases feitas. Elas têm origem genérica popular, anônima", diz o professor.
Urbano cita ainda algumas explicações apresentadas por outros autores. Segundo ele, há quem a vincule à lenda do "judeu errante", Ahasverus, que, depois de maltratar Cristo enquanto ele carregava sua cruz em direção ao calvário, foi condenado a permanecer vagando pelo mundo.
Outros buscam a resposta na Bíblia. No capítulo 27 do evangelho de Mateus, se lê "Ele jogou então no templo as moedas de prata, saiu, e foi enforcar-se", sem qualquer menção às botas do apóstolo. "A citação pode ser verdadeira, mas entendo que não tem nada a ver com a formulação específica da expressão", diz Urbano.
Nenhum comentário:
Postar um comentário